A UEFA Champions League 2023/24 chega à sua fase mais emocionante, com as semifinais colocando frente a frente dois titãs do futebol europeu: Borussia Dortmund e Paris Saint-Germain. O primeiro jogo acontece no dia 1º de maio, no Signal Iduna Park, em Dortmund, enquanto a volta será no dia 7 de maio, no Parc des Princes, em Paris.
Os dois clubes chegam à semifinal “de peito estufado”, afinal de contas, conseguiram importantes remontadas nas quartas de final para avançar de fase: os alemães eliminaram o Atlético de Madrid depois de terem perdido o jogo de ida na Espanha por 2-1; os franceses, por sua vez, conseguiram algo ainda mais difícil, goleando o Barcelona na Catalunha após terem perdido a ida em casa.
Grande ídolo da torcida aurinegra neste atual elenco, Marco Reus tem um papel “secundário” na equipe neste momento e deve iniciar a partida como opção entre os reservas. A tendência é que o técnico Edin Terzić repita a escalação que venceu o Atlético de Madrid por 4 a 2 em Dortmund, resultado que selou a classificação aurinegra à semifinal da Champions. Donyell Malen, Ramy Bensebaini e Sébastien Haller são as baixas certas por motivo de lesão.
O PSG não tem baixas de peso para este confronto de ida na Alemanha, tendo em vista que os únicos jogadores entregues aos cuidados do departamento médico parisiense são os lesionados de longa data: o goleiro Sergio Rico, o zagueiro Kimpembe e o lateral Kurzawa. O técnico Luis Enrique tem dado cada vez mais minutos para o atacante Gonçalo Ramos, que tem sido um dos destaques do time nos últimos jogos. Contudo, é improvável que o comandante espanhol mexa na formação que goleou o Barcelona na Catalunha.
Prováveis Escalações:
Borussia Dortmund: Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Sabitzer, Can, Brandt, Sancho, Adeyemi; Fullkrug.
PSG: Donnarumma; Hakimi, Marquinhos, Lucas Hernández (Danilo), Nuno Mendes; Vitinha, Zaire-Emery (Ugarte), Fabián Ruiz; Barcola, Dembélé, Kylian Mbappé.
Palpites:
O Dortmund vem se superando nessa Champions League e merece respeito, afinal, trata-se de um campeão europeu – enquanto seu adversário ainda busca a primeira taça. Contudo, a semifinal tende a ser o “teto” para os Aurinegros, já que o Paris conta com mais talentos individuais capazes de decidir grandes jogos, além de estar jogando o fino nesta reta final de temporada. É verdade que a defesa do time francês sofre muitos gols, mas o explosivo ataque, liderado por Kylian Mbappé, sempre dá conta do recado. Palpite final: Borussia Dortmund 1-2 PSG